Guia Lopes da Laguna MS Notícias (Blog N. 334 do Painel do Coronel Paim) - Jornal O Porta-Voz

segunda-feira, 10 de agosto de 2015

Microrregião de Bodoquena

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Bodoquena
Unidade federativa  Mato Grosso do Sul
Microrregiões limítrofes Aquidauana, Baixo Pantanal, Dourados
Área 22.611,775 km²
População 108.378 hab. Censo 2014
Densidade 4,79 hab/km²
Indicadores
PIB R$ 1.028.412,584 mil IBGE/2008
PIB per capita R$ 10.439,04 IBGE/2008
A microrregião de Bodoquena é uma das microrregiões do estado brasileiro de Mato Grosso do Sul pertencente à mesorregião do Sudoeste de Mato Grosso do Sul. Sua população, segundo o Censo IBGE em 2014, é de 108.378 habitantes e está dividida em 7 municípios. Possui uma área total de 22.611,775 km².

Municípios

  • Bela Vista;
  • Bodoquena;
  • Bonito;
  • Caracol;
  • Guia Lopes da Laguna;
  • Jardim;
  • Nioaque.
Postado por Blog do Paim às 02:01 Nenhum comentário:

sexta-feira, 7 de agosto de 2015

Planaveg recebe contribuições até domingo

Paulo de Araújo/MMA
Oferta de mudas: incentivo ao replantio
Proposta busca fortalecer políticas públicas que favoreçam o acesso dos proprietários de terras a sementes e mudas de qualidade e com baixo custo, entre outras finalidades.
Por: Luciene de Assis - Editor: Marco Moreira
A proposta de Plano Nacional de Recuperação da Vegetação Nativa (Planaveg), elaborada pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA), receberá contribuições até o próximo domingo (09/08). A área técnica do MMA recebeu até a última sexta-feira (07/08) 135 e-mails com sugestões e comentários. Participe escrevendo para planaveg@mma.gov.br

O objetivo do Planaveg é ampliar e fortalecer as políticas públicas, incentivos financeiros, mercados, boas práticas agropecuárias e outras medidas necessárias à recuperação da vegetação nativa de, pelo menos, 12,5 milhões de hectares, nos próximos 20 anos, principalmente em Áreas de Proteção Permanente e Reserva Legal, mas também em áreas degradadas com baixa produtividade.

CENTROS URBANOS
Das propostas recebidas durante o processo de consulta pública, iniciado em 23 de dezembro do ano passado, destacam-se as que visam incentivar a recuperação da vegetação nativa em centros urbanos; estimular o uso de sistemas agroflorestais como forma de recuperação de áreas e geração de renda aos produtores rurais; e promover a recuperação de áreas degradadas em Unidades de Conservação e terras indígenas, entre tantas outras.

De acordo com o diretor do Departamento de Conservação da Biodiversidade (DCBio/MMA), Carlos Alberto Scaramuzza, a análise preliminar das contribuições já recebidas indica a existência de pontos de aperfeiçoamento dos elementos de uma política e seu correspondente plano nacional para a recuperação da vegetação nativa em larga escala. “Trata-se de um aspecto relevante para o processo de implantação da Lei nº 12.651/2012”, reforça.

FINANCIAMENTO
O diretor do DCBio lembra que o Planaveg busca fortalecer políticas públicas que favoreçam o acesso dos proprietários de terras a sementes e mudas de qualidade e com baixo custo, a recursos para financiar o plantio de mudas, instalação de cercas e demais insumos necessários, e a assistência técnica para o desenvolvimento e implantação dos projetos de recuperação. Visa, também, ampliar e fortalecer as políticas públicas que promovam mercados relativos à venda de bens e serviços gerados pelas áreas recuperadas.

A proposta do Planaveg é resultado de parceria do MMA com o World Resources Institute (WRI), União Internacional para a Conservação da Natureza, União Internacional para a Conservação da Natureza e dos Recursos Naturais (IUCN), Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ), Instituto Internacional para Sustentabilidade (IIS), Agência de Cooperação Técnica Alemã (GIZ, sigla em alemão) e Universidade de São Paulo (USP).
Assessoria de Comunicação Social (Ascom/MMA): 2028-1165

Links:
Conheça a versão preliminar do Plano Nacional de Recuperação da Vegetação Nativa

postado por Blog do Paim @ 17:36   0 Comentários

sábado, 13 de junho de 2015


Jardim Botânico do Rio festeja 207 anos

  •   
Divulgação/JBR
Dois séculos de história
Órgão federal vinculado ao MMA é um importante centro de pesquisa mundial em botânica e conservação da biodiversidade. Para celebrar data de aniversário, neste sábado (13/06), instituição faz intensa programação
Por Letícia Verdi* - Edição: Sérgio Maggio
Neste sábado (13/06), o Jardim Botânico do Rio de Janeiro completa 207 anos de existência. Hoje, o Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro – nome que recebeu em 1995, é um órgão federal vinculado ao Ministério do Meio Ambiente (MMA) e constitui-se como um dos mais importantes centros de pesquisa mundiais nas áreas de botânica e conservação da biodiversidade.
O Jardim foi criado no ano de 1808 pelo príncipe regente português Dom João para instalar no local uma fábrica de pólvora e um jardim para aclimatação de espécies vegetais originárias de outras partes do mundo. O primeiro desafio foi aclimatar especiarias do Oriente: chá preto, baunilha, canela, pimenta e outras. O Jardim Botânico conferia à Corte ares de ‘civilidade’ e ajudava a propagar a beleza e a exuberância da natureza brasileira, junto aos estrangeiros que aportavam na cidade.
A data será comemorada com intensa programação cultural, científica e histórica, como a inauguração de canteiros de Cactário e a exposição de obras restauradas do Mestre Valentim. Para quem estiver no Rio, o final de semana será intenso, com direito a bolo de aniversário e parabéns.
DESTAQUES DA FESTA:
√ Atração: Cactário
Atividade: Inauguração de novos canteiros do Cactário. A área, que contava com 2 mil m2, dobrou de tamanho. Os visitantes conhecerão cactos e suculentas das mais variadas formas, dimensões e cores, de diferentes regiões e países, algumas ameaçadas de extinção.
Quando: Dia 13/06, às 10h.
√ Atração: Ateliê de Restauração Mestre Valentim
Atividade: Os visitantes podem conhecer de perto o processo de restauração de quatro esculturas do artista colonial Mestre Valentim – Eco, Narciso e duas Aves Pernaltas – datadas de 1785. As obras integram o acervo da instituição desde o início do século XX.  A restauração dessas obras, de grande valor cultural, está alinhada a um projeto de valorização do patrimônio do Jardim Botânico e às comemorações dos 450 anos do Rio de Janeiro.
Quando: Dia 13/06, às 11h.
√ Atração: Trilha histórica com personagens de época
O quê: Atores caracterizados como D. João, fundador do Jardim Botânico, e sua mulher, Carlota Joaquina, serão guias de um passeio pelos pontos históricos mais importantes do Jardim, entre eles as ruínas da antiga Fábrica de Pólvora e o Sítio Arqueológico Casa dos Pilões.
Quando: Dias 13 e 14/06, às 9h, às 15h e às 16h.
√ Atração: Parabéns para o Jardim
Atividade: Os personagens de D. João e Carlota Joaquina também vão puxar o coro de parabéns pelos 207 anos do Jardim Botânico, com direito a bolo, no Parque Infantil.
Quando: Dia 13/06, às 12h30.
√ Atração: Lançamento do DVD Montanhas da Amazônia
Atividade: Lançamento do DVD sobre a aventura e o desafio das expedições de uma equipe de pesquisadores do Jardim Botânico a alguns dos locais mais remotos do Brasil: as montanhas amazônicas, registradas em um documentário com fotografia e direção de Ricardo Azoury. No evento, haverá a distribuição de 100 DVDs ao público, que poderá conversar com os pesquisadores após a exibição do filme.
Quando: Dia 13/06, às 17h, no Museu do Meio Ambiente.
√ Atração: Visita guiada ao Solar da Imperatriz
Atividade: O público poderá visitar a construção colonial e seus jardins internos projetados por Burle Marx. A arquiteta Dalila Tiago contará curiosidades sobre a história do Solar e mostrará alguns aspectos da reforma do prédio onde hoje funciona a Escola Nacional de Botânica Tropical.
Quando: Dia 13/06, das 14h às 16h.
√ Atração: Conheça a flora do Jardim em visitas guiadas por pesquisadores
Atividade: Uma oportunidade para conhecer a trilha de duas famílias de plantas nativas dos trópicos, as mais cultivadas no Brasil pela atratividade de suas flores - Araceae e Heliconiaceae.
Quando: Dia 13/06, às 14h.
*Com informações da Ascom do Jardim Botânico do Rio de Janeiro.

Assessoria de Comunicação Social (Ascom/MMA) (61) 2028.1227.

Links:
Conheça as trilhas do Jardim Botânico do Rio


Documentos:
 Confira a programação completa
Postado por Blog do Paim às 17:43 Nenhum comentário:

segunda-feira, 6 de julho de 2015

Um balanço da ecologia no Brasil - Globo Ecologia - Vídeo (Divulgação: Fundação Portal do Pantanal) 



  • Programas
  • globo.tv+
entrar
Globo Ecologia

Globo Ecologia

Um balanço da ecologia no Brasil


Você está compartilhando este vídeo
Publicado em 23/12/2011
mais informações
 
 
  • CLIQUE E ACESSE:


http://globotv.globo.com/rede-globo/globo-ecologia/t/extras/v/um-balanco-da-ecologia-no-brasil/1740932/
Postado por Blog do Paim às 06:20 Nenhum comentário:

domingo, 10 de maio de 2015

Guia Lopes da Laguna

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Disambig grey.svg Nota: Para outros significados de pelo herói da Retirada da Laguna, veja José Francisco Lopes.
Procurar imagens disponíveis
Município de Guia Lopes da Laguna
"Guia Lopes"
Ponte Velha, que liga Guia Lopes a Jardim

Ponte Velha, que liga Guia Lopes a Jardim
Bandeira de Guia Lopes da Laguna
Brasão de Guia Lopes da Laguna
Bandeira Brasão
Hino
Aniversário 19 de Março
Fundação 19 de março de 1938 (77 anos)
Emancipação 14 de maio de 1946 (68 anos)
Gentílico guialopense ou lagunense
Padroeiro(a) São José
Prefeito(a) Jácomo Dagostin (PMDB)
(2009–2012)
Localização
Localização de Guia Lopes da Laguna
Localização de Guia Lopes da Laguna no Mato Grosso do Sul
Guia Lopes da Laguna está localizado em: Brasil
Guia Lopes da Laguna
Localização de Guia Lopes da Laguna no Brasil
21° 27' 28" S 56° 06' 50" O
Unidade federativa  Mato Grosso do Sul
Mesorregião Sudoeste de Mato Grosso do Sul IBGE/2008 1
Microrregião Bodoquena IBGE/2008 1
Municípios limítrofes Nioaque, Jardim, Ponta Porã e Maracaju
Distância até a capital federal: 1 253 km
estadual: 228 km2
Características geográficas
Área 1 210,472 km² (MS: 64º)3
Área urbana 2,53 km² (MS: 35º) – est. Embrapa4
Distritos Guia Lopes da Laguna (distrito-único)
População 10 309 hab. (MS: 53º) –  est. IBGE 20115
Densidade 8 516 hab/km² hab,/km²
Altitude 272 m 6
Clima tropical Aw
Fuso horário UTC−4
Indicadores
IDH-M 0,755 (MS: 27º) – alto PNUD/2000 7
Gini 0,440 (MS: 43º) – est. IBGE 20038
PIB R$ 89 343,809 mil (MS: 57º) – IBGE/20089
PIB per capita R$ 8 523,55 IBGE/20089
Página oficial
Guia Lopes da Laguna é um município brasileiro do estado de Mato Grosso do Sul. Juntamente com Bonito, Bodoquena e Jardim, é um dos municípios que integram o complexo turístico do Parque Nacional da Serra da Bodoquena, apresentando grande potencial turístico.
Com o objetivo de incrementar o ecoturismo o Programa de Desenvolvimento do Turismo, recentemente houve investimentos de mais de R$ 130 milhões em obras e programas de saneamento, pavimentação e incentivo ao ecoturismo na região da Serra da Bodoquena.10
A cidade é conurbada com Jardim, a qual possui, junto com esta, 34.581 habitantes.

Índice

  • 1 História
    • 1.1 Topônimo
  • 2 Geografia
    • 2.1 Localização
    • 2.2 Geografia física
    • 2.3 Geografia política
  • 3 Economia
    • 3.1 Turismo
  • 4 Referências
  • 5 Ligações externas

História

Os irmãos Gabriel e José Francisco Lopes foram os primeiros a desbravar a região no sul de Mato Grosso até a fronteira com o Paraguai. Em 1846 Gabriel Lopes adquiriu uma fazenda de pecuária ás margens do rio Apa. Em 8 de maio de 1867 na Guerra do Paraguai, José Francisco Lopes foi escolhido para guiar uma tropa de 1500 homens do coronel Carlos de Morais Camisão. A partir daí foi iniciada a marcha até Bela Vista e em direção à Nioaque que durou 35 dias sob a fome, doenças e a perseguição dos soldados paraguaios. 52 km depois, no dia 27 de maio de 1867, Guia Lopes falece de cólera a poucos dias da travessia do rio Miranda, que era o último obstáculo antes do objetivo final. Fora enterrado numa localidade que o homenageou, passando a se chamar Guia Lopes da Laguna, local onde foi construído o Monumento Histórico.
Em 14 de maio de 1946 Guia Lopes da Laguna foi emancipada, fato que ocorreu mais de 7 anos antes da emancipação de Jardim (este emancipado em 11 de dezembro de 1953). Em 1977 o município passa a fazer parte do atual estado de Mato Grosso do Sul.

Topônimo

O topônimo Guia Lopes da Laguna é uma homenagem ao Guia Lopes, herói da Retirada da Laguna.

Geografia

Localização

O município de Guia Lopes da Laguna está situado no sul da região Centro-Oeste do Brasil, no sudoeste de Mato Grosso do Sul (Microrregião de Bodoquena). Localiza-se na latitude de 21º27’28” Sul e longitude de 56°06’51” Oeste. Distâncias:
  • 228 km da capital estadual (Campo Grande)
  • 1 253 km da capital federal (Brasília).

Geografia física

Solo
No solo há as seguintes ocorrências minerais: cobre, areia, calcário calcítico e dolomito.
Relevo e altitude
Está a uma altitude de 272 m.
Clima, temperatura e pluviosidade
Está sob influência do clima tropical (AW).
Hidrografia
Está sob influência da Bacia do Rio da Prata. O rio Miranda banha a cidade.
Vegetação
Se localiza na região de influência do Cerrado.

Geografia política

Fuso horário
Está a -1 hora com relação a Brasília e -4 com relação a Grenwith.
Área
Ocupa uma superfície de de 1 210,472 km².
Subdivisões
Guia Lopes da Laguna (distrito-único)
Arredores
Nioaque, Jardim, Ponta Porã e Maracaju

Economia

Suas principais atividades econômicas são a agricultura e pecuária.

Turismo

Guia Lopes da Laguna possui vários pontos de atração turística e a concentração elevada de calcário no solo favorece o aparecimento de rios de acentuada limpidez, formando cachoeiras e grutas de elevado valor científico. É conhecida pela sua essencia cultural presente na Guerra do Paraguai - conhecida como a Triplice Aliança. Encontrar atrativos turísticos no município foi uma grande dadiva. O Assentamento Rio Feio situado a 30 km da sede do Município abriga um dos mais requisitados atrativos que é o rafting.
Juntamente com Bonito, Jardim e Bodoquena, constituem o Complexo Turístico da Serra da Bodoquena, região de grande potencial turístico.
Atraçõ
  • Ponte Velha: trata-se de uma ponte construída na Era Vargas, década de 30. Importante ligação para o sudoeste de Mato Grosso do Sul, mormente a ligação para Jardim, Bela Vista e Porto Murtinho, é tida como obra de arte sobre o rio Miranda.

Referências


  • Divisão Territorial do Brasil Divisão Territorial do Brasil e Limites Territoriais Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) (1 de julho de 2008). Visitado em 11 de outubro de 2008.
    1. etur.com.br, 13/11/2005: Prodetur investe R$ 133 milhões na região da Bodoquena, acessado em 16 de setembro de 2009

    Ligações externas

    Outros projetos Wikimedia também contêm material sobre este tema:
    Commons Imagens e media no Commons
    • www.guialopesdalaguna.ms.gov.br - Página oficial
    [Expandir]
    v • e
    Mato Grosso do Sul Mesorregião do Sudoeste de Mato Grosso do Sul
    Ícone de esboço Este artigo sobre municípios do estado de Mato Grosso do Sul é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.
    Categoria:
    • Municípios de Mato Grosso do Sul

    Menu de navegação

    • Criar uma conta
    • Entrar
    • Artigo
    • Discussão
    • Ler
    • Editar
    • Editar código-fonte
    • Ver histórico
    • Página principal
    • Conteúdo destacado
    • Eventos atuais
    • Esplanada
    • Página aleatória
    • Portais
    • Informar um erro

    Colaboração

    • Boas-vindas
    • Ajuda
    • Página de testes
    • Portal comunitário
    • Mudanças recentes
    • Manutenção
    • Criar página
    • Páginas novas
    • Contato
    • Donativos

    Imprimir/exportar

    • Criar um livro
    • Descarregar como PDF
    • Versão para impressão

    Ferramentas

    • Páginas afluentes
    • Alterações relacionadas
    • Carregar ficheiro
    • Páginas especiais
    • Ligação permanente
    • Informações da página
    • Item no Wikidata
    • Citar esta página

    Correlatos

    • Commons

    Noutros idiomas

    • বিষ্ণুপ্রিয়া মণিপুরী
    • Deutsch
    • English
    • Español
    • Français
    • Italiano
    • Қазақша
    • Nederlands
    • Norsk bokmål
    • Polski
    • Română
    • Русский
    • Tiếng Việt
    • Volapük
    • Winaray
    Editar ligações
    • Esta página foi modificada pela última vez à(s) 04h36min de 12 de fevereiro de 2015.
    • Este texto é disponibilizado nos termos da licença Creative Commons - Atribuição - Compartilha Igual 3.0 Não Adaptada (CC BY-SA 3.0); pode estar sujeito a condições adicionais. Para mais detalhes, consulte as Condições de Uso.

  • Mapas e rotas Guia 4 Rodas. Visitado em 3 de novembro de 2011.

  • IBGE (10 out. 2002). Área territorial oficial Resolução da Presidência do IBGE de n° 5 (R.PR-5/02). Visitado em 5 dez. 2010.

  • Urbanização das cidades brasileiras Embrapa Monitoramento por Satélite. Visitado em 30 de Julho de 2008.

  • Estimativa Populacional 2011 Censo Populacional 2010 Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) (1 de julho de 2011). Visitado em 13 de setembro de 2011.

  • Mato Grosso do Sul Embrapa. Visitado em 19 de julho de 2011.

  • Ranking decrescente do IDH-M dos municípios do Brasil Atlas do Desenvolvimento Humano Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) (2000). Visitado em 11 de outubro de 2008.

  • Indice GINI Cidade Sat Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (2000). Visitado em 06 de agosto de 2011.

  • Produto Interno Bruto dos Municípios 2004-2008 Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Visitado em 11 dez. 2010.

  • Postado por Blog do Paim às 12:47 Nenhum comentário:
    Postagens mais recentes Postagens mais antigas Página inicial
    Assinar: Postagens (Atom)

    Quem sou eu

    Minha foto
    Blog do Paim
    Médico Clínico e Sanitarista - Doutor em Saúde Pública - Coronel Reformado do Quadro de Dentistas do Exército. Autor dos livros "Sistemismo Ecológico Cibernético", "Sistemas, Ambiente e Mecanismos de Controle" e da Tese de Livre-Docência: "Profilaxia dos Acidentes de Trânsito" - Professor Adjunto IV da Faculdade de Medicina (UFF) - Disciplinas: Epidemiologia, Saúde Comunitária e Sistemas de Saúde. Professor Titular de Metodologia da Pesquisa Científica - Fundação Educacional Serra dos Órgãos (FESO). Presidete do Diretório Acadêmico da Faculdade Fluminense de Odontologia. Fundador do PDT, ao lado de Leonel Brizola, Darcy Ribeiro, Carlos Lupi, Wilson Fadul, Maria José Latgé, Eduardo Azeredo Costa, Alceu Colares, Trajano Ribeiro, Eduardo Chuy, Rosalda Paim e outros. Ex-Membro do Diretório Regional do PDT/RJ. Fundador do Movimento Verde do PDT/RJ. Foi Diretor-Geral do Departamento Geral de Higiene e Vigilância Sanitária, da Secretaria de Estado de Saúde e Higiene/RJ, durante todo o primeiro mandato do Governador Brizola.
    Ver meu perfil completo

    Arquivo do blog

    • ►  2020 (98)
      • ►  outubro (3)
      • ►  setembro (8)
      • ►  agosto (5)
      • ►  julho (6)
      • ►  junho (2)
      • ►  maio (12)
      • ►  abril (7)
      • ►  março (6)
      • ►  fevereiro (16)
      • ►  janeiro (33)
    • ►  2019 (218)
      • ►  dezembro (8)
      • ►  novembro (3)
      • ►  outubro (33)
      • ►  setembro (36)
      • ►  agosto (13)
      • ►  julho (11)
      • ►  junho (22)
      • ►  maio (21)
      • ►  abril (6)
      • ►  março (26)
      • ►  fevereiro (34)
      • ►  janeiro (5)
    • ►  2018 (12)
      • ►  dezembro (4)
      • ►  novembro (3)
      • ►  outubro (4)
      • ►  setembro (1)
    • ►  2016 (3)
      • ►  setembro (1)
      • ►  julho (1)
      • ►  maio (1)
    • ▼  2015 (4)
      • ▼  agosto (2)
        • Microrregião de Bodoquena Origem: Wi...
        • Planaveg recebe contribuições até doming...
      • ►  julho (1)
        • Um balanço da ecologia no Brasil - Globo Ecolo...
      • ►  maio (1)
        • Guia Lopes da Laguna Origem: Wikipédi...
    • ►  2014 (6)
      • ►  fevereiro (3)
      • ►  janeiro (3)
    • ►  2013 (3)
      • ►  novembro (1)
      • ►  maio (1)
      • ►  abril (1)
    • ►  2012 (17)
      • ►  dezembro (2)
      • ►  junho (6)
      • ►  abril (2)
      • ►  março (2)
      • ►  fevereiro (2)
      • ►  janeiro (3)
    • ►  2011 (8)
      • ►  novembro (1)
      • ►  outubro (1)
      • ►  julho (2)
      • ►  junho (1)
      • ►  abril (1)
      • ►  fevereiro (1)
      • ►  janeiro (1)
    • ►  2010 (10)
      • ►  dezembro (2)
      • ►  novembro (4)
      • ►  outubro (2)
      • ►  agosto (1)
      • ►  julho (1)
    • ►  2008 (2)
      • ►  setembro (1)
      • ►  agosto (1)
    • ►  2007 (2)
      • ►  julho (1)
      • ►  maio (1)
    Tema Janela de imagem. Tecnologia do Blogger.